2001/2002 :: INFORMAÇÕES | PROGRAMA | ETAPAS | EQUIPAS | RESULT. | PRÉMIOS | GALERIA


Aventura Global
27 e 28 de Abril 2002

Aventura Global cruza o Centro de Portugal Nota de Imprensa A quarta prova da Liga Portuguesa de Corridas de Aventura – Portugal Eco Aventura levou 32 equipas à Catedral da Aventura – o belo e agreste concelho de Vila de Rei. Foram mais de 130 km de subidas e descidas num total de 2500m de desnível acumulado. Apesar da forte exigência física do percurso, foi sobretudo a componente de estratégia que marcou a diferença nos resultados das equipas. A orientação nocturna em estratégia com as equipas divididas em dois grupos a terem de visitar os postos de controle em sincronia (a tolerância máxima foi de 3 minutos para o desvio horário) revelou-se fatal para as aspirações de muitas equipas.

A prova iniciou-se às 9:00 de Sábado na Sertã com uma etapa de multiactividades (slide, tirolesa, “falsa baiana”, tiro com arco, rede de abordagem, canoagem e orientação) que foi realizada em alta velocidade. De seguida passou-se a uma difícil etapa de orientação em BTT que ligou a Sertã à aldeia de Palhais, com passagem “obrigatória” na magnifica ponte romana da Rolã, que atravessa a ribeira da Sertã numa garganta escarpada e selvagem. Em Palhais os atletas receberam instruções para a etapa de orientação pedestre que os levaram a mais uma ponte Romana, a ponte da Atalaia sobre a ribeira da Isna. Foi nesta ribeira que a Aventura foi levada ao limite com uma série de postos de controlo que levaram os participantes a percorrer o Carrossel da Isna, uma série de subidas e descidas que com mais de 600m de desnível acumulado, no meio de um mato de estevas com mais de 2 metros de altura e quase impenetrável. Que o diga a equipa EcoAtitude que após uma descida temerária por dentro de uma linha de água viram o seu esforço gorar-se junto à natação e tiveram de ser resgatados por barco pelos Bombeiros Voluntários da Sertã.
Sem parar, como é característica do Portugal Eco Aventura os participantes puderam desfrutar de um tranquilo percurso de orientação em canoa na Albufeira de Castelo de Bode com a bonita paisagem da praia fluvial de Fernandaires como pano de fundo. A 5ª etapa marcava o fim da 1ª secção da prova e culminava em plena Vila de Rei, não sem antes levar os participantes a mais um local emblemático deste concelho no Centro de Portugal, a cascata do Escalvadouro, onde para além do quase obrigatório rappel na cascata, os participantes tiveram de realizar uma travessia em tirolesa e obter a localização de um posto de controle surpresa.

Caiu a noite, com ela veio a 2ª secção da prova onde a estratégia foi rainha em duas etapas muito disputadas e que acabaram por marcar a classificação final desta Aventura Global. Ganhou quem conseguiu manter a concentração durante mais tempo e cometeu menos erros de orientação numa secção onde a visita ao centro geodésico do pais foi uma obrigação cumprida por todos. Da difícil estratégia saiu vencedora a Escola Naval\ Aquafitness que com 14 CP’s (menos 1 que o máximo) se superiorizou à concorrência.

O terceiro sector iniciou-se de manhã com uma agradável “banhoca” nas interessantes Quedas dos Poios a que se seguiu uma etapa de orientação em BTT com um rappel suspenso de mais de 30 metros sobre a Ribeira do Codes, a desejada meta foram-na encontrar os aventureiros instalada na piscina fluvial do Penedo Furado, que é também a base de actividades da Escola de Aventura. Ai, algumas equipas optaram por antecipar o banho e deliciaram-se nas límpidas águas do Codes.

Na classificação final a Escola Naval\Aquafitness arrecadou o 1º lugar com 57 CP’s percorridos em 14 horas e 25 minutos, logo seguida pela Prisma com 56 CP’s e por um trio formado pela UTL Aventura, Na Maior/Sportzone e ANS Raid todos com 55 CP’s.

Estas posições auguram uma forte disputa para a prova final da época no fim de Maio em Pombal com a Prisma e a Escola Naval\Aquafitness a somarem duas vitórias cada e separadas por escassos pontos no Ranking do Portugal Eco Aventura.

Dos apoios recebidos destacam-se os concedidos pelas autarquias de Vila de Rei e da Sertã e das respectivas corporações de Bombeiros. Como última curiosidade da prova destaca-se a participação de duas equipas integralmente femininas a UTL Aventura BB e o Montepio Geral C a provar que este é também um desporto para ELAS.

 

ORGANIZAÇÃO

Escola de Aventura

 
APOIOS E PATROCINADORES DA PROVA
Portugal Eco Aventura © Copyright 2000 - 2002. Todos os direitos reservados.