Portugal Eco Aventura
 
 

O Evento:

O Portugal Eco Aventura é a Taça de Portugal de Corridas de Aventura, um projecto que visa agregar e regulamentar as Corridas de Aventura, no território nacional, promovido pela Associação Portuguesa de Corridas de Aventura em parceria com a Federação Portuguesa da Orientação.

O que são Corridas de Aventura?

As Corridas de Aventura são uma nova forma de prática desportiva e baseiam-se no conceito de expedição que tem como suporte um mapa que assinala os postos de passagem, que no terreno são materializados pela presença física de controladores e/ou prismas de orientação.
A progressão no terreno é alternadamente realizada por diversos meios de locomoção não motorizados: a pé, de bicicleta, a nado, em canoa, à vela, em voo, a cavalo, por meio de técnicas de progressão vertical e/ou subterrânea e/ou subaquática e através de passagens aéreas em corda ou cabo. Frequentemente é ainda solicitada aos atletas a realização de perícias variadas como o Tiro com Arco, Jogos Tradicionais e exercícios de Team-building.

Porquê as Corridas de Aventura?

Porque mais do que uma nova modalidade desportiva, é acima de tudo uma forma de estar na vida. Baseadas no trinómio Aventura-Desporto-Natureza, as corridas de aventura são um desporto que potencia o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipa, a prática das actividades físicas de longa duração e o desenvolvimento de uma forte consciência ambiental. Os atletas de Corridas de Aventura são, no fundo, todos aqueles que procuram viver os seus tempos livres no seio da natureza, desfrutando de uma forma harmoniosa com esta, todas as suas potencialidades e belezas. É um atleta que sabe viver em comunhão com o ambiente que o rodeia, que valoriza o trabalho de equipa, que aprende a optimizar a gestão do seu esforço e dos seus recursos, e acima de tudo, desenvolve a robustez psicológica para enfrentar todos os obstáculos e imponderáveis que caracterizam qualquer expedição. Nas Corridas de Aventura, todas as vitórias são acima de tudo pessoais e o sucesso pode muitas vezes significar apenas não desistir, daí serem frequentemente denominadas como o verdadeiro desporto da Aventura.

Como são as Provas:

As provas que integram o Portugal Eco Aventura são Corridas de Aventura com percursos que rondam os 150 kms de distância total e cuja duração varia entre 16 e 22 horas de tempo efectivo de prova. São constituídas por um conjunto de etapas independentes, em regime de tempo corrido, nas quais equipas terão de visitar o maior número de postos de controlo (CP) durante esse tempo. O percurso da etapa é da escolha da equipa sendo fornecido pela organização um mapa com a zona de partida e chegada e os respectivos CP’s devidamente assinalados. A realização da etapa é feita pela equipa em autonomia total.

Quem participa nas Provas?

São na sua grande maioria atletas que procuram as emoções das actividades de longa duração em meio natural, do espírito de expedição em autonomia e os fortes desafios pessoais. O atleta padrão das Corridas de Aventura, provem de outras modalidades desportivas como a Orientação, o Triatlo, o Ciclismo ou o Atletismo, tem uma idade acima dos 30 anos, hablitações literárias ao nível da licenciatura e desempenha funções de quadro médio ou superior em empresas.

Quem organiza o Campeonato?

O Portugal Eco Aventura é promovido pela Associação Portuguesa de Corridas de Aventura em parceria com a Federação Portuguesa da Orientação.

Quem organiza as Provas?

As provas do Portugal Eco Aventura são organizadas por diferentes clubes ou entidades que para tal apresentam à Associação Portuguesa de Corridas de Aventura e à Federação Portuguesa da Orientação uma candidatura à organização de provas do calendário desportivo. Após as candidaturas terem sido aprovadas, a equipa de coordenação do campeonato nomeará um supervisor técnico que será responsável por assegurar que as diferentes provas sejam coerentes com o Regulamento do Portugal Eco Aventura, e que sejam respeitadas todas as condições de segurança exigidas em actividades com este grau de risco.

 
   
 
Home APCA FPO IGEOE