Reguengos de Monsaraz e as suas cinco freguesias serão o palco de mais uma grande prova de aventura bem no coração das Terras do Grande Lago Alqueva.
Terra de estórias antigas, de bravos e audazes, de muitos povos e culturas que o rio Guadiana embalou no seu ondulante caminho até ao mar. Da passagem do homem ficaram abundantes vestígios, sobretudo em pedra – antas, menires, cromeleques e toda uma enorme panóplia de construções que atravessam vários milénios.
Foi um terreno ocupado pelos homens desde sempre, com vestígios que vêm desde o Paleolítico até aos nossas dias e sofreu múltiplas influências que vão desde os celtas, aos romanos, passando pelos árabes e finalmente pelos primeiros cristãos portugueses.
A orografia ondulante e enorme profusão de pequenos vales e cabeços promoveu o estabelecimento de pequenos núcleos habitacionais, normalmente situados nas elevações e guarnecidos de sólidas muralhas. Monsaraz é nesta zona o exemplo mais marcante deste tipo de povoamento.
No coberto vegetal predomina o montado de sobreiro e azinho que de resto caracteriza a paisagem. O vinho e a pecuária são as principais riquezas desta zona pelo que não será de estranhar ver os atletas a percorrer longas alamedas de vinhedo ou então a ter encontros imediatos com o gado que pacientemente pasta nos cercados.
Terra de fronteira foi desde sempre palco de conflito, pelo que não é invulgar descobrir fortificações e imponentes castelos. O território é aparentemente plano mas inúmeras linhas de água cavaram pequenos vales que o tornam, principalmente à noite, num verdadeiro labirinto.
A outra dimensão que surpreenderá os participantes será a do maior reservatório de água doce de Portugal: mais de 25 000 ha de perímetro e 4 150 hm3 de água, ou seja, saber remar vai ser decisivo para as aspirações de todas as equipas. No entanto muitas serão as surpresas que este verdadeiro mar interior, de seu nome Alqueva, reservará a todos…..
|