I Corrida de Aventura do Exército / APCA
 
 
APRESENTAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
APOIOS
PROGRAMA
ETAPAS
EQUIPAMENTO
INSCRIÇÕES
EQUIPAS INSCRITAS
RESULTADOS
APRESENTAÇÃO

Os Concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes e da Chamusca têm algo em comum: o Rio Tejo.

Majestoso, sereno, por vezes não tanto, serpenteia-se pelas suas terras, dando vida ás suas gentes que dele e para ele vivem.

"Erigida num cimo de um monte, sobranceiramente inclinada sobre o Tejo, emerge por entre uma dourada luminosidade a cidade de Abrantes, a qual no século XVI foi considerada uma das maiores e mais populosas terras do reino devido ao comércio fluvial e onde as suas tradicionais sardinheiras, brincos de princesa e roseiras têm conseguido prémios nacionais e internacionais em concursos de cidades floridas".

"Descendo o rio, temos Constância, Vila poema, no encontro do Tejo com o Zêzere, a vila é uma trepadeira de casinhas brancas escalando a colina, a exuberância das flores, a frescura das margens, o asseio das ruas, a beleza, a riqueza, a evasão num ambiente poético. A estátua de Camões à entrada do jardim - Horto, retrata o Poeta sentado à sombra dos arcos, contemplando o formoso rio Zêzere. Segundo a tradição aqui viveu Camões aquando do seu desterro (1548-1550). Constância representa o encontro perfeito entre as memórias do passado e os viveres do nosso tempo".

Temos ainda Vila Nova da Barquinha onde o Tejo já recebeu as águas do Zêzere e onde podemos visitar para além do centro histórico composto por casas antigas detentoras de pormenores naturais, com grande interesse e valor arquitectónico, várias capelas e Igrejas matriz, algumas consideradas de monumento nacional como é o caso da Igreja matriz da Atalaia.

Destaca-se também um Castelo de sonho, o Castelo de Almourol elevando-se no meio do Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e a Freguesia da Praia do Ribatejo e é o Ex-Líbris do Concelho e a sua singular localização torna-o um dos mais bonitos monumentos do nosso país tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910.

A Vila da Chamusca "nasceu há mais de 500 anos" tendo por isso uma história bastante rica.
Foi elevada a Vila e sede de Concelho, juntamente com Ulme, por alvará de 1561, na regência de D. Catarina e por ali passaram algumas das mais importantes figuras da história de Portugal, nomeadamente as Hostes de D. Afonso Henriques, D, Sancho I e o Rei D. Manuel entre outros.
São famosos os seus vinhos. Terra branca, preserva alguns edifícios e pormenores apreciáveis com um traçado aliciante que merece uma visita a pé. Profundamente ligada ao trabalho da terra e à criação de gado, a Vila da Chamusca tem na semana da Ascensão e na festa brava, duas das mais significativas e mais belas expressões da sua identidade rural.

Tomar - cidade dos Templários, localizada nas margem do rio Nabão, afluente do Zêzere, foi conquistada aos Mouros por D.Afonso Henriques em 1147 sendo depois duada aos Templários em 1159.
Tomar é hoje conhecida não só pelos seus monumentos fabulosos dos quais se destaca o Convento de Cristo, Património Mundial da Humanidade mas também pelas suas potencialidades turisticas.
Destaca-se ainda a Festa dos Tabuleiros que se realiza de quatro em quatro anos e tem como origens o culto ao Espirito Santo.

É nesta urbe florida e encantadora, nos campos verdejantes e circundantes destes leitos de rio que a Escola Prática de Engenharia foi incumbida de organizar esta "I Corrida de Aventura do Exército / APCA ", tendo a colaboração de algumas Unidades Militares vizinhas como são o caso da ETAT- Escola de Tropas Aerotransportadas e da Brigada Mecanizada em Santa Margarida, desejando a todos os participantes as boas vindas e que os resultados sejam de acordo com as expectativas.

BOA SORTE

 
 
Home APCA FPO IGEOE